OFLClipping - Semanário Teleológico
Destaque da semana
Na era das “fake news”, amplamente disseminadas sobretudo após a eleição de Donald Trump, inúmeras instituições bibliotecárias e os próprios bibliotecários em si vêm ensinando usuários de internet a distinguirem notícias falsas das verdadeiras. A American Library Association não fica de fora. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do “fact-checking”, a ALA busca auxiliar estudantes a citarem fontes confiáveis em seus trabalhos acadêmicos e aos próprios usuários a fazerem o uso correto da informação.
The Huffington Post – 09.03.2017
Ásia
O romance turco, "Madonna in a Fur Coat", escrito por Sabahattin Ali, esteve esquecido por cerca de 75 anos, mas atualmente se tornou um best-seller e ganhador do Prêmio Nóbel da Tuquia. Ali viveu durante os primeiros anos da República Turca e foi preso por ser adepto ao comunismo. Os paralelos entre o que ele suportou e as dificuldades enfrentadas por escritores turcos modernos presos por falar contra o governo islâmico atual ajudam a explicar a recente popularidade de Ali entre o público turco.
The New York Times – 26.02.2017
Alguns autores e editores da Ekushey Book Fair, tradicional feira do livro de Bangladesh, foram acusados por grupos religiosos de comercializarem livros que ofendiam o islamismo. O conservadorismo religioso tem forçado muitos desses escritores a revisarem o conteúdo de suas obras.
Al Jazeera – 01.03.2017
África
Bibliotecas públicas do Marrocos relatam as estratégias utilizadas para incentivar os hábitos de leitura e manter seus usuários interessados mediante às novas tecnologias de informação e comunicação.
Aujourd’hui – 01.03.2017
O escritor argeliano Boualem Sansal, comparado ao autor George Orwell por publicar o romance “2084”, que faz uma alusão a “1984” ao também narrar uma realidade distópica só que, dessa vez, retratando um mundo governado com base no fundamentalismo religioso, relata que artistas e escritores devem lutar contra o extremismo islâmico. O autor acredita que eles devem utilizar sua liberdade de expressão, através do livro e da arte, para impedir o avanço do fundamentalismo religioso.
The Daily Star Lebanon – 03.03.2017
América do Norte
O laboratório de políticas públicas do México lançou uma história em quadrinhos que ilustra as mais variadas formas de corrupção no país e as ferramentas necessárias para enfrenta-la. “El libro anticorrupcíon”, conta com 16 páginas e já pode ser consultado online.
El Pais.cr – 02.03.2017
América Central
Uma parceria entre o Instituto Nicaragüense de Cultura Hispánica, a Embajada de Ecuador e a Asociación Nicaragüense de Escritoras resultou no encontro literário “Escritoras en Igualdad por el Día Internacional de la Mujer”, no dia 08 de março na Nicarágua. O encontro, que consistiu na leitura de prosa e poesia que abordam temáticas com ênfase no gênero, busca estimular o empoderamento feminino no campo literário.
El Nuevo Diario – 07.03.2017
Historic collaboration: North Coast communities build home libraries for Dominican Republic students
A Dominican Republic Education and Mentoring (DREAM) inaugura sua tradicional “My Very Own Library DREAM Book Fair”, uma feira de livro que tem como objetivo principal estimular os hábitos de leitura em alunos de escolas públicas na República Dominicana. Ao ressaltar a importância da leitura para uma educação de alta qualidade e para o aumento das taxas de alfabetização, a feira busca garantir o acesso desses estudantes ao livro, bem como o desenvolvimento de bibliotecas nas casas desses alunos.
Dominican Today – 22.02.2017
América do Sul
O município de San Borja, no Peru, implementou o programa “Lectores haciendo lectores”, para os usuários do serviço "San Borja Bike". A meta é compartilhar cultura entre os moradores da região. Os usuários dos bicicletários públicos podem emprestar e tomar emprestado livros depositados em estantes instaladas ao lado das estações "San Borja Bike". Até agora o plano reuniu mais de 200 livros, tendo 14.000 usuários registrados.
LaRepublica.pe – 27.02.2017
Os livros do filósofo H.C.F Mansilla, “Filosofía occidental y filosofía andina” e “Las raíces conservadoras bajo las apariencias radicales em América Latina” ilustram não apenas as comparações dos modelos de pensamento ocidental e andina, como também, as raízes da produção literária latino-americana.
El Diario – 07.03.2017
Em homenagem aos 50 anos do lançamento de “Cem anos de solidão" e a comemoração dos 90 anos do autor Gabriel García Márquez, caso ele estivesse vivo, a editora Random House lançou, na Colômbia, áudio livros de seis romances do autor. O objetivo principal é adequar-se à nova era digital.
El Tiempo – 06.03.2017
Europa
A famosa rua de Madrid, que abriga a tradicional feira permanente de livro na cidade, recebe um projeto de revitalização patrocinado pela Direção-Geral de Bibliotecas, Arquivos e Museus. Os livreiros se estabeleceram em Cuesta de Moyano em 1925, após passarem por vários lugares, desde então o local tem sido dedicado exclusivamente a venda de livros. O objetivo do atual projeto é dar uma nova vida para o lugar, atrair novos públicos e prestar uma homenagem a história rua Cuesta de Moyano.
Eldiario.es – 26.02.2017
No lançamento em Portugal de sua mais recente pesquisa, “A liberdade de expressão: dez princípios para um mundo interligado”, o historiador britânico Timothy Garton discute os aspectos concernentes à manipulação de informações na internet por empresas como Google, Facebook, Amazon e Apple, de modo a analisar a censura, bem como os prós e contras da era digital.
Diário de Notícias – 06.03.2017
Oceania
O Stella Prizes, considerado o mais importante prêmio literário da Austrália, apresenta a lista dos seis livros concorrentes. As seis obras finalistas, que incluem obras de ficção e não-ficção, discorrem todas acerca das questões de gênero, sejam elas sobre racismo, violência contra a mulher ou o feminicídio.
The Canberra Times – 08.03.2017