OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da semana

‘Incredibly rare’ William Caxton print discovered

Duas páginas datadas de cerca de 1470, impressas por William Caxton, tipógrafo que trouxe a imprensa para a Inglaterra, foram encontradas nos arquivos da biblioteca da University of Reading, no mesmo país. Acredita-se que os textos impressos, de conteúdo religioso, fazem parte dos primeiros materiais feitos por Caxton com a prensa.

BBC News – 09.05.2017

Ásia

China to guide the development of online literature

O Communist Party of China, em parceria com o China Writers Association, está desenvolvendo um projeto de incentivo à literatura online na China. O Partido tem como intuito guiar e apoiar obras voltadas para temas jovens e de cunho patriótico, além de assuntos realistas e históricos.

People’s Daily Online – 05.05.2017

Haruki Murakami’s surreal short stories linger in the memory, even if the plots don’t

Haruki Murakami é um dos escritores mais louvados do Japão, popular em todo o mundo. Mas enquanto sua prosa espartana surreal é inquestionavelmente atraente e às vezes estranhamente misteriosa, sua narrativa dividiu críticos. Depois de ler este livro de contos - publicado em japonês em 2014, mas recentemente traduzido para o inglês - é fácil ver o porquê. Ele apresenta sete contos não relacionados, principalmente no Japão moderno. A maioria tinha sido publicada em revistas, a única nova oferta foi a história do título, o último da série. O livro compartilha um título com, e ecos, uma coleção 1927 de contos de Ernest Hemingway.

South China Morning Post – 04.05.2017

América Central

Give survival kit to graduating students

Escola faz uso de livro elaborado com o intuito de "guia de sobrevivência". À serem utilizados por crianças na fase de transição do ensino fundamental, para o elementar, a proposta prevê a discussão de assuntos importantes como o bullying, e evidencia singela preocupação da escola com os alunos em transição.

Barbados Advocate – 08.05.2017

Autoridades chinas adoptan nuevas reglas para controlar información en internet

Entrando em vigor em 1º de junho deste ano, novas regras para controlar o fluxo informacional virtual na República Popular da China evidenciam características de um sistema único político, a ditadura de partido único. Indicadas como controle de segurança nacional, as regras vão desde o gerenciamento de comentários e mensagens de ordem militar ou política, ao estabelecimento de comitê especial de verificação do que é disponibilizado.

ElPaís.cr – 02.05.2017

Inteligencia artificial avanza en América Latina

A empregabilidade de soluções que levem em consideração os sistemas cognitivos e o uso da inteligência artificial, foi uma das alternativas proposta por congresso realizado na Colômbia, sobre os últimos avanços relacionados ao uso de inteligência artificial por empresas na América Latina. A necessidade de treinamento para os usuários que interagem com esse tipo de inteligência, foi um dos pontos a serem reavaliados.

La Estrella de Panamá – 10.05.2017

América do Sul

Antonio Candido, ícone intelectual do Brasil, morre aos 98 anos

O sociólogo Antonio Candido de Mello e Souza morreu na madrugada desta sexta-feira aos 98 anos em São Paulo. Nascido no Rio de Janeiro em 24 de julho de 1918, ele foi um dos intelectuais mais respeitados do Brasil. Dono de uma das obras mais importantes da intelectualidade do país, ele desvendou a literatura brasileira.

El País Brasil – 12.05.2017

Crítica indica peça baseada em obra de Graciliano Ramos

Mônica Rodrigues da Costa, jornalista especializada em infância, indica a peça "Histórias de Alexandre": Não deixe de assistir ao espetáculo, uma adaptação primorosa do livro de contos homônimo do alagoano Graciliano Ramos (1892-1953). Alexandre conta histórias tão surpreendentes que só sua mulher, Cesária, consegue confirmá-las — mas todos os vizinhos se reúnem em roda para ouvir as façanhas, muitas vezes exageradas, em uma conversa animada.

Folha de São Paulo – 07.05.2017

Prêmio Jabuti cria categorias de HQs e livros brasileiros publicados no exterior

Curador quer aproximar prêmio do público e do mercado editorial. Histórias em quadrinhos e livro brasileiro publicado no exterior serão as duas novas categorias incorporadas ao Prêmio Jabuti, a partir deste ano. O número de categorias no prêmio sobe de 27 para 29. O anúncio foi feito pelo novo curador, Luiz Armando Bagolin, e pelo presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antônio Torelli, durante o lançamento da 59ª edição do concurso literário, na sede da CBL.

O Globo – 03.05.2017

Europa

Life drawing: the boom in comic-book biographies

Editoras britânicas apostam na publicação de histórias em quadrinhos sobre a vida e carreira de inúmeras personalidades importantes para a história mundial, como Albert Einstein, Freud, Gandhi e Vincent Van Gogh.

The Guardian – 05.05.2017

Oceania

Rare ‘Harry Potter’ prequel vanishes after British home burglary

Um raro manuscrito de J. K. Rowling, contendo a sequência da história de Harry Potter, na figura do pai da personagem, fora roubada da casa da autora, junto com algumas joias. Rowling faz um apelo nas redes sociais para que os fãs da saga não comprem um material roubado e para que eles ajudem a encontrar o manuscrito.

The Canberra Times – 13.05.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ