OFLClipping - Semanário Teleológico

Destaque da semana

Enciclopédia mapeia pessoas, lugares e conceitos na obra de Jorge Luis Borges

As obras de Jorge Luis Borges são abrangentes, universais. E, em muitas vezes, difíceis de entender. É por esse motivo, para ajudar os desbravadores a adentrar mais profundamente na mente do argentino, que surge “Borges babilônico”, uma enciclopédia que se propõe a mapear as pessoas, os lugares e conceitos tão caros como referências ao autor. O projeto reúne mais de mil verbetes sobre a produção literária de Borges. Feito por especialistas, com profundidade e bibliografia extensa sobre estudos do autor, “Borges babilônico” conta com verbetes próximos a ensaios, que dão uma visão aprofundada de temas recorrentes em suas obras. Através da enciclopédia, é possível traçar um mapa afetivo de todas as fases do autor. Desde seu começo ultraísta (corrente literária de vanguarda surgida em Madri) até o fim da vida, em que se tornou um orador reconhecido, os diversos Borges são contemplados pelos verbetes.

O Globo - 19.08.2017

Ásia

Scholars refuse to bow down to China censorship pressure

Estudiosos abriram uma petição para que a Cambridge University Press, editora da Universidade de Cambridge, restaurasse mais de 300 artigos políticos que foram removidos de seu site na China à pedido das autoridades. Os estudiosos ressaltam suas preocupações com a liberdade de expressão e a interferência crescente do governo chinês nas organizações acadêmicas. A Cambridge University Press alegou que cumpriu um pedido das autoridades chinesas para bloquear certos artigos do "The China Quarterly". As matérias versavam sobre temas politicamente sensíveis, como a repressão da Praça Tiananmen, em 1989, a Revolução de 1966-1976 e o status do Tibet.

Bangkok Post - 21.08.2017

With The Community Library Project, Gurgaon now has a library that’s free for all

The Community Library Project em Gurgaon, na Índia, começou com o objetivo de receber mais e mais pessoas para ler livros, sendo abastecida majoritariamente por livros infantis e ficção para adultos. Localizado no centro de aprendizado da ONG Agrasar, esta biblioteca está aberta todos os dias da semana, das 10h às 17h. Os organizadores do projeto afirmam que a biblioteca funciona com amor e respeito. É uma iniciativa cidadã de baixo custo e voluntária, cujo objetivo é trazer a alegria da leitura para jovens e crianças, sobretudo para aqueles que não têm acesso a livros. Ainda, a biblioteca mantém um banco de dados para quantificar quantos livros cada criança já leu.

Hindustan Times - 21.08.2017

África

Jansen book goes to the heart of #FeesMustFall

Jonathan Jansen, vice-reitor da University of the Free State in South Africa até um ano atrás, escreveu um livro sobre o setor de ensino superior do país. "Fire: the end of the South African university" é um dos vários livros recentes que se propuseram a dar sentido à crise atual nas universidades sul-africanas. A crise começou no início de 2015 com os protestos #RhodesMustFall e ganhou impulso ao longo do ano. Esses protestos alimentaram e, eventualmente, ultrapassaram o movimento nacional #FeesMustFall. As questões econômicas, culturais e políticas subjacentes que provocaram os protestos permanecem em grande parte não resolvidas. O livro gira em torno de três questões principais: o que de fato aconteceu? Por que aconteceu? E o que significa a crise de protesto para o futuro das universidades sul-africanas?

IOL - 22.08.2017

América do Norte

University invites Game of Thrones fans to search George RR Martin archives for clues

Enquanto os fãs de Game of Thrones esperam pela publicação do sexto livro, "The winds of winter", da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", a Cushing Library, da Texas A&M University, disponibilizou para acesso 300 caixas de escritos doados pelo autor George RR. Martin em 1993. O objetivo da Universidade é atrair usuários e fãs da saga para a Biblioteca, de modo que possam pesquisar, por entre os arquivos do autor, pistas e "spoilers" dos próximos livros de Game of Thrones.

The Guardian - 25.08.2017

Inauguran Primera Feria Internacional del Libro Universitario en la UNAM

O reitor da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Enrique Graue, inaugurou a Feria Internacional del Libro Universitario (Filuni) no Centro de Exposiciones y Congresos da instituição, onde ele salientou que esta reunião serve para "reforçar os laços e enriquecer as relações entre as universidades. Haverá quatro exposições, duas no Centro de Exposiciones y Congresos da UNAM e mais duas em locais fora da cidade universitária: “Destierro/Des-Cielo, de París a la República. 1924-1930”, Centro Cultural España. Ela será aberta com a conferência “Unamuno: Los días del destierro”, proferida por Jean-Claude e Colette Rabaté.

Até 27 de agosto, o Filuni receberá 300 profissionais de nove países; oferecerá 200 atividades profissionais, culturais e acadêmicas, com a participação de 375 expositores, dentre concertos e exposições.

La Razón - 22.08.2017

América Central

Libros de divulgación para chicos: de una pregunta a la otra

Transmitir conhecimento às crianças sempre fora considerado como uma tarefa árdua para o mercado editorial, que vem tentando, nos últimos tempos, tornar-se mais diversificado e sofisticado. Os livros de divulgação, que têm uma função informativa, busca apresentar o mundo de forma mais adequada ao público infantil. Por meio de estratégias narrativas, os livros de divulgação, que superam o objetivo da enciclopédia e do formato "perguntas e respostas", buscam disseminar o conhecimento por meio de relatos, fotos, imagens e atrativos, de modo a facilitar o aprendizado, sobretudo de temas mais complexos, por parte das crianças.

La Nación - 20.08.2017

América do Sul

Relembre a coleção que fez muita gente tomar gosto pela leitura

Muitas crianças e adolescentes dos anos 70 e 80 adquiriram o gosto pela leitura graças a uma coleção de livros lançada no início dos anos 70 pela Editora Ática: a Coleção Vaga-Lume. Os livrinhos, destinados ao público infanto-juvenil, foram um grande sucesso naquela época, e continuam sendo publicados até hoje. A coleção nasceu no final de 1972 e ajudou muito a Ática a se fortalecer no mercado editorial, porque foram imaginados para serem usados nas escolas, como fonte de leitura para trabalhos escolares.

Gazeta Online - 24.08.2017

Europa

Daniel Tammet: why autism is no bar to becoming a bestselling author

Para o autor britânico Daniel Tammet, o autismo não foi uma barreira para que se tornasse um escritor internacionalmente conhecido. Tammet afirma que se encontrou na literatura, sobretudo após o sucesso internacional de seu livro "Born on a blue day", através do qual recebeu inúmeros elogios e pedidos de leitores de todo o mundo para que escrevesse uma continuação. Para o autor, onde alguns britânicos e norte-americanos enxergavam apenas um "autista", alemães, espanhóis, brasileiros e japoneses viam algo mais, enviando inúmeras cartas para que Daniel continuasse a escrever.

The Guardian - 25.08.2017

Oceania

Canberra Writers Festival: something for every appetite

O Canberra Writers Festival teve seu início nessa semana e conta com atividades que agradam a todos os públicos. Ao decorrer do festival, será possível encontrar workshops, palestras, tempo e espaço para leitura, desde o público infanto-juvenil até o adulto.

The Canberra Times - 24.08.2017

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga

© 2013 Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes. Desenvolvedor: Diogo Xavier da Mata.

Centro de Estudos Avançados em Ciência da Informação e Inovação (CENACIN - IBICT)

CAPES - CNPq - FAPERJ