top of page

Almanaques e objetos culturais por Regina Marteleto

V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia - UFPE - Recife - 2018

Os almanaques e a circulação social dos objetos culturais: catálogos, bibliografias, coleções e rastros de leitura por Regina Marteleto (PPGCI IBICT-UFRJ)

Resumo

Almanaques são pequenas ou grandes brochuras, enciclopédias populares de tempo secular, publicados desde o século XV, na Europa, difundidos e produzidos mundialmente. Cada país tem uma história de almanaques. No Brasil os de maior circulação foram os almanaques de farmácia, dentre eles o do Biotônico Fontoura. Eram publicados pelos laboratórios farmacêuticos e distribuídos pelas farmácias. E o Lunário Perpétuo, este último de grande difusão no Nordeste do país, principalmente nas mãos dos artistas populares e emboladores. No entanto, e apesar de seu significado social, cultural e informacional em cada época, esses livretos quase se perderam, restando poucas coleções dispersas, sobretudo no Brasil. O intento dessa intervenção é o de refletir sobre o modo de existência desses objetos culturais, com foco na sua circulação social, nas estratégias editoriais empregadas pelos seus produtores, além dos seus rastros de leitura e permanência, seguindo as pistas dos conceitos de "trivialidade" e de "seres culturais" (Yves Jeanneret). Para tanto, recorre-se a alguns catálogos, bibliografias, coleções, classificações, de modo a alcançar a dimensão documentária dos almanaques.

Conheça Regina Marteleto

É bolsista de produtividade em pesquisa/CNPq, com doutorado em Comunicação e Cultura, pela ECO/UFRJ. Pesquisadora titular do Ibict/MCTI. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/PPGCI/ IBICT/UFRJ. Representante e responsável científica, pelo Brasil, da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação (Rede Mussi). Coordena o grupo de pesquisa Cultura e processos infocomunicacionais (Culticom). Estuda redes sociais no campo científico e na intervenção social, com foco na saúde; narrativas e linguagens da informação; teoria social e interdisciplinaridade na construção de objetos informacionais.

V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia - UFPE - Recife - 2018

***

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page