Contagem regressiva para o Enancib 2021: confira a nossa participação



Após ser adiado por um ano devido à pandemia da COVID-19, o XXI Enancib será realizado entre os dias 25 e 29 de outubro de 2021, em formato virtual, com o tema "50 anos de Ciência da Informação no Brasil: saberes, diversidade e transformação social". O Ecce Liber, claro, vai marcar presença. Ao longo da semana, divulgaremos os trabalhos escritos por pesquisadores do grupo, aprovados por Grupo de Trabalho. Vamos começar pelo GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação.


O líder do Ecce Liber, prof. Dr. Gustavo Saldanha, é coautor em dois artigos deste GT: "A verdade que se busca convencer: retórica epistêmica rediviva em Ciência da Informação", em parceria com a Dr. Marcia Feijão (UFRJ), e "As tranças resistem: feminismo negro e epistemologia social a partir de trajetórias de vida de pesquisadoras negras em Biblioteconomia e Ciência da Informação", em conjunto com a Dr. Leyde Klebia Rodrigues da Silva (UFBA-UFCA), ambos apresentados no dia 27/10.


A partir das 10h, Marcia Feijão e Gustavo Saldanha discorrerão sobre "a teoria retórica enquanto fonte documental de argumentação, persuasão e prova, junto de diferentes outras margens de teorização e de aplicação em Ciência da Informação". Com base nos processos históricos, os autores investigaram os discursos e as fontes que fundam a Ciência da Informação e o problema da verdade, enquanto elemento retórico.


Já às 14h20, Leyde Klebia Rodrigues e Gustavo Saldanha apresentarão histórias de vida de pesquisadoras negras do campo informacional com base na Epistemologia Social Feminista Negra. Por meio do método autobiográfico, a pesquisa foi constituída a partir das bases do CNPq, o Currículo Lattes e Diretório de Grupos de Pesquisa em busca da "compreensão da atuação, experiência, luta, protagonismo e resiliência dessas mulheres em seus espaços".


Pela primeira vez na história, o Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - Enancib - será transmitido para o mundo. Qualquer pessoa com acesso à internet poderá assistir às comunicações. A transmissão será feita integralmente pelo canal do Enancib 2021, no Youtube.

Posts Em Destaque
Posts Recentes